Foto: Dandara Aranguiz (Diário)
A 2ª edição do Encontro Regional sobre a Política de Saúde do Idoso lotou o auditório do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ontem. As palestras giraram ao redor do tema "Fortalecendo a rede de atenção integral a pessoa idosa" e contou com as falas de diversos profissionais e representantes de órgãos públicos na área da saúde e da assistência social.
A palestra de abertura foi conduzida por servidores da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e da Superintendência em Vigilância em Saúde (SVS) de Santa Maria, que falaram para as mais de 150 pessoas presentes sobre a violência contra o idoso, com apresentação de dados epidemiológicos da região e da cidade.
Três postos de saúde ainda têm vacina contra a gripe
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as notificações da violência indicam que, em 2018, no Rio Grande do Sul, o principal agressor das pessoas idosas foram filhas e filhos, com 28% das ocorrências. Uma das formas de denunciar casos de violência, seja ela física, psicológica, financeira, sexual ou até mesmo abandono e negligência, é através do Disque 100, canal que funciona 24 horas por dia e abrange todas as situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso.
As atividades do encontro foram promovidas pela prefeitura, por meio da Política de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, pela 4ª CRS, pelos cursos técnicos em Cuidados de Idosos e em Enfermagem do Colégio Politécnico e são alusivas ao dia mundial de combate à violência contra as pessoas idosas, celebrado no dia 15 de junho, sábado.